30/05/2020 | Por: Assessoria de Comunicação | < Voltar

Em cumprimento à política do Governo do Estado e orientação da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou para o Residencial Bethesda 200 testes rápidos do tipo “One Step”, todos os cerca de 100 idosos residentes e 100 funcionários da instituição concluíram a testagem na última sexta-feira (29 de maio) apresentando resultado negativo generalizado para contaminação pela COVID-19. A aplicação dos testes foi coordenada pelas enfermeiras Luana Camilo e Daiane Spíndola, que integram a equipe de profissionais da saúde atuantes no Residencial.

Segundo o diretor executivo da Instituição Bethesda, Hilário Dalmann – que também preside a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina (FEHOSC), a intenção na sequência é conseguir a mesma doação de kits para realizar a testagem também entre os cerca de 200 colaboradores do Hospital.

Conheça a Instituição

A Instituição Bethesda está instalada no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, em terreno com uma área total de aproximadamente 400 mil metros quadrados. Fundada em 16 de dezembro de 1934, é uma organização que nasceu filantrópica, como resultado do esforço conjunto de comunidades evangélico-luteranas, sendo inicialmente voltada para oferecer amparo social ao idoso, abrangendo atualmente moradia compartilhada em centro de convivência com atendimento integral multidisciplinar.

Certificada como entidade beneficente de assistência social e de utilidade pública, possui gestão profissional organizada por meio de assembleia de associados, contando com conselho administrativo e fiscal, além de direção geral executiva. Atualmente a instituição presta serviços à população em geral em três grandes frentes: assistência médica/ambulatorial/hospitalar (Hospital Bethesda), assistência integral ao idoso (Residencial Bethesda) e assistência à criança – educação infantil (CEI Bethesda).

Assistência integral ao idoso

Denominado atualmente como Residencial Bethesda, trata-se de uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) que existe há 85 anos e é referência em gerontologia. Oferece um centro de convivência integral e moradia para mais de 100 idosos que contam com os serviços de equipe multidisciplinar, abrangendo médico, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, assistente social, psicóloga, dentista, diácona, agente de pastoral, terapeuta ocupacional, educador físico e administrador. Só para se ter uma ideia de como o trabalho realizado no atendimento é amplo e completo, atualmente, a equipe de funcionários desta unidade corresponde, em média, a um profissional para cada idoso.

O Residencial Bethesda oferece moradia assistida para acolhimento de pessoas longevas, com diferentes necessidades e graus de dependência, hoje em dia com capacidade para atender a centenas de residentes. Os serviços prestados de forma integrada por equipe de atendimento interdisciplinar contribuem para a qualidade de vida do idoso, para a prevenção do agravamento de situações de negligências, violências e rupturas de vínculos sociais e familiares, além de proporcionar um ambiente interativo com condições mais alegres, nutritivas, socializantes e estimulantes de saúde e bem-estar aos residentes.

Ver outras notícias