O nome Bethesda deriva de duas palavras da língua hebraica: beth ou beit = casa e chéssed = bondade, benignidade, misericórdia. Significa, portanto, casa da misericórdia divina.

Fundada pelas comunidades pertencentes à Paróquia Dona Francisca da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Instituição Bethesda é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) na área da saúde, além de ser declarada de utilidade pública.

Tem por finalidade preponderante a prestação de serviços de assistência social e de saúde à população e possui três unidades de atuação:

  • Residencial para Pessoa Idosa, fundado em 16 de dezembro de 1934
  • Hospital, fundado em 5 de outubro de 1969
  • Centro de Educação Infantil, fundado em 2 de agosto de 1999

A Instituição Bethesda cumpre todos os requisitos definidos em lei e regulamentos, bem como as normas e procedimentos contábeis e suas demonstrações, sendo também auditada para o cumprimento das exigências em relação à manutenção das respectivas certificações.

Certificada como entidade beneficente de assistência social e de utilidade pública, possui gestão profissional organizada por meio de assembleia de associados, contando com conselho administrativo e fiscal, além de direção geral executiva.

Conforme o Estatuto Social da Entidade, a Instituição Bethesda é mantida por recursos provenientes de rendas de serviços prestados, bem como mensalidades, anuidades e contribuições de parceria com órgãos públicos, entidades privadas e pessoas físicas/jurídicas por meio de doações, subvenções, auxílios dos poderes públicos, entidades particulares, nacionais ou estrangeiras e/ou pessoas físicas e de receitas eventuais, título de capitalização e outros rendimentos.

Confira o mapa com a localização das unidades da Instituição Bethesda

Conselho Deliberativo

Presidente: Valmir Sebastião Bruske
Vice-presidente: Clovis Seefeldt
Tesoureiro: Celso Alfredo Schramm
Vice-tesoureiro: William Dumke
Secretária: Carmen Meerholz Seefeld
Vice-secretária: Beatriz Millarch

Conselho Fiscal

Titulares:
Décio Krelling
Manfred Rainer Maier
João Alves Teixeira Neto

Suplentes:
Álvaro Gaertner
Valdemir Schulz
Helington Alberto Kirschbauer

Missão

Prestar atendimento na área da saúde, assistência e educação, de forma interdisciplinar, com ética, humanização, qualidade e em harmonia com a sociedade e meio ambiente.

Visão

Ser uma instituição de referência em saúde e assistência social com ênfase ao idoso e educação infantil, reconhecida pela qualidade e credibilidade no atendimento, buscando constante aperfeiçoamento profissional, estrutural e tecnológico.

Valores

Ética
Cooperação
Humanização
Comprometimento
Interdisciplinaridade
Princípios religiosos

Relatório Institucional Anual de Prestação de Contas à Sociedade

Relatório anual
de atividades

Assista ao nosso vídeo institucional